31 de mai. de 2011

Recrutas dançam o Hino Nacional "versão funk"

Seis soldados do exército, da cidade de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, gravaram um vídeo em que aparecem dançando funk no embalo de uma versão inusitada do Hino Nacional Brasileiro. O vídeo foi publicado na internet na semana passada, pelos próprios soldados. Um inquérito militar foi aberto para investigar o caso.

O desrespeito aos símbolos nacionais é crime previsto no código penal militar e pode resultar em pena de detenção de um a dois anos.

Veja o vídeo.

Porto Seguro - Bandidos tocam fogo em ônibus em resposta a operação policial

Quatro bandidos tocaram fogo em um ônibus no Baianão, em Porto Seguro, ontem, 30. Eles pediram para o motorista parar e já entraram no veículo dando ordem para que todos descessem. Imediatamente, os bandidos atearam fogo no ônibus. 

De acordo com o site O Baianão, o ataque seria uma resposta dos bandidos à morte de Diego Mota do Nascimento, 18, morto em confronto com a polícia no final de semana. 

Confira o vídeo d´O Baianão

Os mijões de Eunápolis solicitam banheiros públicos, prefeito RO

Em Eunápolis, é triste o hábito - por parte de algumas pessoas - de urinar nas vias públicas, embora seja infração em alguns municípios. De acordo com a reportagem do ROTA710, seja nos bairros periféricos ou até mesmo no Centro da cidade. Para os mijões, não importa o local.

“Durante o dia, é comum ver cenas de homens e mulheres urinando aqui na praça”, conta uma comerciante, referindo-se a praça Paulo VI, no bairro Pequí.  E se aprofunda: “alguns não têm receio de qualquer punição; outros, mais apertados, se valem dos postes mais próximos ou dos pneus dos carros. O certo é que cada um dá um jeito na hora que a dor aperta”.

O ROTA710 observou  que a ausência de banheiros públicos explica essa secular mania de “batizar” calçadas, batentes, postes e pneus, na qual os humanos tanto se assemelham aos caninos.

Prefeito Robério Oliveira, a comunidade necessita de banheiros públicos na cidade.

Elenaldo Costa

Major PM, delegado e agentes de polícia civil, além de empresário, presos em Camacan

A polícia Civil prendeu na manhã desta terça-feira, 31, em Camacan, o comandante da Companhia Independente da Polícia Militar, Major Silvério, o delegado Jackson Silva, policiais civis e o empresário Edvan Ribeiro, além dos irmãos Ivan e Sidônio Ribeiro. 

A polícia cumpre mandados de busca e apreensão contra policiais acusados de envolvimento em crimes de extorsão, tráfico de drogas e homicídios.

Parte do grupo preso em Camacan é apontada como envolvida na morte da empresária Kátia Cristina Lima dos Santos. 

Kátia foi assassinada no dia 27 de dezembro do ano passado ao sair de um templo evangélico em Camacan, com dois tiros.  A investigação sobre o assassinato durou mais de cinco meses até a prisão dos policiais, do esposo e cunhados da empresária.

A polícia também cumpre mandados de apreensão em estabelecimentos comerciais administrados pelo empresário Edvan Ribeiro e dos seus irmãos Ivan e Sidônio. Já os policiais presos, são acusados de dar cobertura a Edvan e os irmãos. 

Mais informações em instantes.






Olá amigos, estamos de volta !

Alguns dias sem falar contigo. Mas já estamos de volta e vamos acompanhar o que vai acontecer daqui a pouco no programa Patrulha da Cidade. Você já sabe que para ficar sabendo de tudo, basta acessar www.novaradiojacaranda.com

Destaques do dia:

01)     -     Neto mata avó a pauladas em Jucuruçu, interior da Bahia;

02)     -     Elementos ateiam fogo em ônibus em Porto Seguro. A polícia acredita que pode ter sido em represália a morte de um traficante no bairro Baianão;

03)     -     Cantor Zezé está foragido por ter atirado contra homem em bar;

04)     -     Mulher armada com faca invade escola. O barulho provocado pelos alunos a incomodava;

05)     -     Tudo isso e muito mais daqui a pouco, às 07 horas, pela Nova rádio Jacarandá 710AM. Para nos acompanhar, acesse: www.novaradiojacaranda.com

Elenaldo Costa

23 de mai. de 2011

Eunápolis: Inclusão digital esbarra em falta de infraestrutura

A implantação de softwares de alta tecnologia em unidades de rede municipal de Eunápolis (643 km de Salvador) esbarra na falta de infraestrutura das estruturas físicas das escolas para estarem aptas a utilizar os equipamentos. Quarenta escolas foram inscritas no programa em apenas metade delas há equipamentos em condições de uso. 

Para iniciar o programa, o prefeito José Robério Batista de Oliveira contratou (foto), por R$ 4,2 milhões, em agosto de 2009, mediante processo de licitação, a Brasil Online de Tecnologia Ltda. A empresa doou uma lousa interativa, repassada, por sorteio, à Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, na periferia da cidade.  Enquanto a tecnologia não chega, alunos e professores reivindicam uma reforma urgentemente para que haja melhores condições de aprendizado.

fonte: A Tarde

Marcha pela liberação da maconha. O que acha jornalista Reinaldo Azevedo


Reinaldo Azevedo - Análises políticas 

É preciso, de fato, não me conhecer para achar que me intimido com correntes organizadas para pressionar em favor disso ou daquilo. Se concordo, digo “sim”; se discordo, digo “não”. Eu sou contrário à legalização das drogas, todo mundo sabe disso. A tal “marcha” tinha sido proibida pela Justiça, e o dever da polícia era impedi-la. Está nas leis. Está na Constituição. Escrevi dois posts a respeito que deixaram algumas pessoas revoltadas (aqui e aqui). Querem um terceiro? Pois não!
Os organizadores, tentando dar um truque na ordem legal, anunciaram que converteriam o ato em favor da maconha na defesa da “liberdade de expressão”. Tratava-se de uma farsa destinada a usar o Artigo 5º da Constituição para cometer um crime. Prometeram à Polícia que as imagens que faziam referência à maconha seriam cobertas. Não foram. Prometeram que não haveria a defesa explícita da droga. Mentiram. E aí?
A apologia do uso de drogas é crime.  O Parágrafo 2º do Artigo 33 da Lei 11.343 (lei antidrogas) é claríssimo ao caracterizar o delito e prever a pena, a saber:

§ 2o -  Induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga:
Pena - detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa de 100 (cem) a 300 (trezentos) dias-multa.
Muito bem. Não tenho a ilusão de que esses caras leiam dicionário. Se, para eles, leis e Constituição de nada valem, por que dariam bola para o sentido das palavras? De todo modo, está lá no Houaiss:

“Incitar:
Estimular (uma pessoa ou conjunto de pessoas) a (praticar determinada ação); induzir;  dar conselhos; aconselhar; persuadir; provocar (reação); acirrar; despertar; dar ordem; incentivar; açular.

“Instigar
Estimular; induzir; incitar (alguém a cometer um crime); dar conselhos; aconselhar; persuadir; provocar (reação); acirrar, despertar; dar ordem, incentivar.”
Como se nota, são palavras sinônimas de sentido muito claro. Agora vamos ver alguns dos refrãos da “manifestação em favor da liberdade de expressão”:


Ganhou a primeira estilo Ronaldinho, e muitos já falam: "Vamos ser campeões" !


Agora os demais devem aguardar até o término do Brasileirão 2011, para saber quem será o vice. Dizem alguns (fanáticos) flamenguistas.






Homem morre durante entrevista



Servidor público indicado por deputado usava carro oficial para jogar bola


Deputado J. Carlos


Um funcionário da Assembléia Legislativa da Bahia, indicado pelo deputado estadual J. Carlos (PT), para trabalhar na primeira-secretaria da instituição, foi demitido na semana passada, por usar o carro oficial da Casa para bater o “baba” toda segunda-feira.

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo demitiu o servidor após veiculação de matéria na TV Bandeirantes, que mostrou que o homem utilizava frequentemente o veículo oficial para se deslocar ao campo onde jogava futebol.

fonte: Políticos do Sul da Bahia


Fazendeiro é suspeito de matar trabalhador rural no sul da Bahia



Valdinei da Boa Morte Lírio (foto),  de 42 anos foi preso no município de Pau Brasil, a 551 km de Salvador, na madrugada deste sábado (21), suspeito de matar a tiros um trabalhador rural na fazenda de sua propriedade na noite de sexta-feira (20), segundo informações da polícia de Camacan, responsável pelas investigações. Ainda de acordo com a unidade policial, sete armas foram apreendidas na fazenda, além de munições.


A polícia informou que testemunhas disseram que a vítima, Perivaldo Limambebia com o fazendeiro quando o crime aconteceu. Perivaldo chegou a ser encaminhado para o Hospital de Base de Itabuna, município vizinho de Pau Brasil, mas não resistiu aos ferimentos.
Segundo a polícia, o suspeito está detido na Delegacia de Camacan e era foragido da Justiça por motivos ainda não confirmados pela unidade policial.  Em depoimento, o fazendeiro disse que armas encontradas em sua propriedade eram velhas.  Ele contou ainda que não se lembra do que aconteceu na noite do crime porque estava bêbado.

Em 11 anos, só 4 políticos foram condenados pelo STF



Apesar das centenas de ações e inquéritos abertos no STF (Supremo Tribunal Federal) contra autoridades, a Corte registra desde 2000 apenas quatro condenações, todas contra deputados e ex-deputados. As decisões foram tomadas pelo Supremo em 2010, quando a chefia do Ministério Público Federal estava nas mãos de Roberto Gurgel.
Mas as investigações começaram anos antes e, em um dos casos, a demora levou à prescrição.
Em maio, o STF condenou o ex-prefeito de Curitiba (PR) Cássio Taniguchi por crime de responsabilidade. No entanto, o tribunal concluiu que a pena não poderia ser cumprida porque ocorreu a prescrição.
Também em maio do ano passado, o STF condenou o ex-prefeito de Caucaia (CE) José Gerardo de Arruda Filho por crime de responsabilidade. O caso chegou ao Supremo em 2006.
Em setembro, o Supremo condenou José Fuscaldi Cesílio (GO), mais conhecido como Tatico, por crimes de apropriação indébita previdenciária e sonegação de contribuição previdenciária. Em outubro, foi a vez de Natan Donadon (RO) ser condenado pelo tribunal por crimes de formação de quadrilha e peculato.
Conforme a Constituição, políticos com mandato só podem ser julgados pelo Supremo, o que muitas vezes motiva a entrada na vida pública de pessoas com pendências na Justiça.
fonte: R7

Radialista Carlos Jr. perde o pai em acidente de moto


EUNÁPOLIS - Um idoso identificado como Ademar José Coutinho, de 65 anos, que estava voltando  de uma  pescaria,  morreu atropelado por uma motocicleta  na noite de sábado (21), na ponte do Rio do Peixe na BR-101 próximo a Eunápolis.
O acidente ocorreu por volta das 18hs30,  há cinco quilômetros do centro da cidade.  No acidente, o condutor da moto,  Jurandir Francisco Filho, ficou gravemente ferido.
Populares que testemunharam  o ocorrido,  ouvidos  pela Polícia Rodoviária Federal, informaram que o motoqueiro Jurandir Francisco Filho seguia pela contramão  no momento do acidente. A moto, uma Titan de cor preta, placa NYI-0795, de Camacan-BA, viajava  em direção à Eunápolis.
Ademar, que era pescador e morava próximo ao local do acidente,  estava contente nos últimos dias pois estava prestes  a se aposentar informou,  Janaína Pereira dos Santos, 25 anos que era vizinha do idoso.
Jurandir Francisco Filho condutor da moto  foi socorrido pelo SAMU está internado no Hospital Regional de Eunápolis e seu estado de saúde é grave. Ademar era viúvo e tinha dois filhos, um deles o radialista Carlos Jr.
fonte: PRF

Guaratinga - Deficiente abusada pelo próprio pai desde os 12 anos de idade

Sebastião, acusado de estupro contra a filha

Encontra-se recolhido na cadeia pública de Guaratinga, Sebastião Rodrigues Chaves, de 59 anos de idade, natural de Itamaraju, acusado de ter mantido relações sexuais com sua própria filha de 12 anos, que é deficiente visual e auditiva.

Em abril, estiveram na Delegacia de Polícia de Guaratinga, as conselheiras tutetales Lindinalva e Nice, apresentando a menor, que confirmou os abusos praticados pelo pai. Ela foi ouvida pelo delegado Alberto Passos de Mello, que, de imediato solicitou à justiça, a prisão temporária de Sebastião Rodrigues.

O juiz da comarca local, Dr. Rodrigo Quadros de Carvalho atendeu o pedido de prisão do acusado. O mandado foi cumprido pelo delegado substituto Fábio da Silva Lago. A detenção de Sebastião Rodrigues aconteceu no bairro Vianão, em Guaratinga, onde ele morava  com a esposa, Maria Souza Chaves e mais 06 filhos.

Durante relato ao site Giro de Notícias, Sebastião disse que apenas brincava com a filha e sentiu vontade de ficar com a mesma e que não queria maltratá-la. Disse ainda que o primeiro contato aconteceu quando ela tinha 12 anos, hoje ela tem 13.

Acrescentou ainda que manteve o ato sexual por pelo menos 08 vezes e sempre no mato, nunca em casa.

Questionado se estaria arrependido, ele disse que sim e pensou ainda em cometer suicídio. “O que fiz não tem perdão, foi uma brutalidade sem fim. Se eu sair dessa com vida, nunca mais volto a fazer isso”, disse Sebastião.

Relatou, também, que nunca ameaçou a filha em nada e que ela mesma se jogava prá cima dele. Afirmou que a esposa nunca teve conhecimento do seu envolvimento com a filha.

O delegado Fábio da Silva Lago necessitou de uma intérprete para ouvir a garota, que é muda e surda.  A menor está recebendo acompanhamento psicológico. Já o pai, Sebastião Rodrigues Chaves confessou o crime, dando riquezas de detalhes.

Sebastião Rodrigues permanece preso na cadeia pública de Guaratinga, á disposição da justiça.

Deputado baiano diz que era gay e “queimava a rosca”


BAHIA – O pastor evangélico e deputado estadual Sargento Isidório (PSB) causou polêmica na semana passada ao afirmar num programa de televisão que já havia sido gay e que “queimava a rosca”. “Planejava assaltos e fui homossexual há 18 anos, mas encontrei a libertação no evangelho e hoje estou recuperado”, admitiu o deputado.

O comentário do parlamentar foi feito após ele ser questionado se era a favor ou contra o homossexualismo. Segundo o deputado, ele não é contra os homossexuais, é contra o homossexualismo.

Destaques do Patrulha da Cidade


Olá internautas, bom dia ! Como foi o seu final de semana ? Estou aqui para lembrar que às 07:00, encontro marcado com o programa Patrulha da Cidade. Para nos acompanhar, basta acessar www.novaradiojacaranda.com

Manchetes desta segunda-feira, 23 de maio de 2011:

01)     -     Homem toca fogo em mulher na praça Paulo VI no bairro Pequi, em Eunápolis;

02)     -     Em Guaratinga, pai acusado de estuprar filha de 12 anos de idade, diz que a própria menina se jogava em cima dele;

03)     -     Bandidos de Eunápolis invadem casa de capitão PM e são presos em Teixeira de Freitas;

04)     -     Briga em família termina com um morto em Gandu;

05)     -     E ainda como foi o fim de semana nas estradas baianas

Você já sabe que além dessas, outras notícias. Aguardo sua participação pelo telefone 73 - 3281 - 7103. Envie sugestões e comentários. Nosso email: elenaldocosta@hotmail.com   e para acompanhar nossa programação, acesse agora mesmo: www.novaradiojacaranda.com

Elenaldo Costa

20 de mai. de 2011

Eunápolis nas páginas policiais



Preso suspeito de ter matado telefonista em assalto



EUNÁPOLIS - A justiça de Eunápolis decretou a prisão preventiva de Gabriel Barreto Silva, 19 anos. Acusado de ter matado a telefonista Adiane Cristina Laves Santiago Rocha, 18 anos - no último domingo (15), ele se encontra detido na cadeia local.


O coordenador regional da Polícia Civil, delegado Evy Paternostro, falou no fim da tarde desta quinta-feira (19), logo após o cumprimento do mandado judicial, que uma das jovens que estavam com a vítima no momento da tentativa de assalto, reconheceu Gabriel como autor do tiro.



Conforme o inquérito, ela viu uma fotografia de Gabriel no site de relacionamento Orkut e o denunciou. A testemunha foi categórica em seu depoimento. Gabriel foi detido pela Polícia Militar, em sua casa, na Rua Belmonte, bairro Pequi, na noite de terça-feira (17).



A polícia busca outros elementos de provas, como a arma, que ainda não foi encontrada, e mais testemunhas, mas, conforme o delegado, o álibi apresentado por Gabriel é inconsistente. Os elementos indiciários levaram o delegado Cícero Daniel Feitosa a pedir a prisão preventiva.



'Ele alega que estava em evento com familiares, só que este álibi não está batendo. Inclusive, ele já entrou em contradições', disse Evy.



Também está materializado no inquérito que antes do assassinato Gabriel foi visto transitando de bicicleta pelo local do crime, ocorrido na Avenida Paulino Mendes Lima, no centro da cidade.



'É natural que a própria família tende a proteger seu filho que cometeu crime, mas já temos provas de viso que devemos levar em conta. São pessoas de conduta ilibada e não teriam motivo para mentir', frisa o delegado.



Evy Paternostro informou ainda que consta nas investigações que Gabriel, logo após o homicídio, teria buscado abrigo em um reduto de bandidos.



'Na mesma noite, Gabriel se dirigiu à Rua Lua Nova, no bairro Moisés Reis, buscando abrigo, e afirmando que teria feito uma merda. Criminosos do local disseram que não queriam ele ali, porque isso poderia trazer problemas com a polícia', falou o delegado.



A pena prevista para crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) é de 20 a 30 anos de prisão. Gabriel nega as acusações.

Homem de 43 anos é morto por adolescente de 15


EUNÁPOLIS - O pedreiro José Roberto Alves Pereira, 43 anos, foi assassinado na manhã desta sexta-feira (20), no bairro Moisés Reis, em Eunápolis. O autor do crime teria sido um adolescente de 15 anos, que foi apreendido pela Polícia Militar pouco tempo após.


Segundo a polícia, o jovem teria se vingado do pedreiro. O delinquente acreditava que a vítima o teria denunciado à polícia na semana passada.



Por volta das 07h, José Roberto tomava café na casa de um vizinho, na Rua Periférica, quando foi surpreendido pelo infrator. O garoto chegou à porta, afirmou que ‘caboete’ morre e atirou três vezes nas costas do trabalhador, que morreu ao dar entrada no hospital.



Ainda de acordo com as informações da polícia, José Roberto e dois amigos presenciaram a abordagem da polícia a adolescentes suspeitos de tráfico de drogas recentemente. Os jovens desconfiaram que foram denunciados.



Os amigos de José Roberto, também com medo de serem mortos, já prestaram queixa na delegacia.O suspeito de ter cometido o crime deve ser encaminhado para um centro de ressocialização, em Salvador.

Garotinha estuprada por parente está internada




EUNÁPOLIS - José Anísio dos Santos Lima, 37 anos, foi em flagrante pela Polícia Militar, no começo da noite desta quinta-feira (19), sob a acusação de estuprar uma menina de cinco anos. 


O caso aconteceu na tarde de quarta-feira, no bairro Alecrim I, Zona Norte de Eunápolis. A mãe da garota, a dona de casa Silvana Chagas Lima, 23 anos, precisou levar a filha mais velha- que tinha fraturado o braço, ao hospital.



Por conta disso, ela deixou a mais nova em sua própria casa, sob os cuidados da avó. A avó também teve de sair, e pediu para Anísio - que é tio avô da vítima, ficar cuidando dela.

Silvana contou que quando retornou do hospital e foi acomodar a filha na cama, ela reclamou que estava sentido dores nas partes íntimas. 'Perguntei onde estava doendo. Quando fui tocar, ela disse: Não, mãe, está doendo. Olhei e vi aquela coisa horrível [esperma] na calcinha e no corpo dela', relata.


A criança está internada no hospital regional. O laudo do DPT que pode comprovar se houve estupro deve sair em 15 dias, mas o médico que a atendeu adiantou para a mãe que houve penetração no ânus. 'O médico falou que ela estava muito ferida. Não na vagina, mas na outra parte [ânus]' e que na calcinha havia espermatozóide'.



O delegado Valfredo Neto autuou José Anísio em flagrante por estupro de vulnerável, crime cometido contra menor de 14 anos. 'Também é qualificado pelo fato dele ser tio avó da criança. Ele tinha sob a criança poder de autoridade', frisa.



'Temos a confissão dele, que disse ter acariciado e beijado as partes íntimas da criança', complementa.

O delegado, que vai representar pela prisão preventiva do acusado, alerta para um dado preocupante. 'A maior parte dos crimes sexuais contra criança e adolescente acontecem no seio da família. Os casos de abusos por estranhos são muito raros. Geralmente, são padrastos, avós... '.


José Anísio foi detido por populares, no lixão da cidade, na região do Alecrim. Os populares tentaram linchar o acusado.

Textos e fotos do Radar64